Ponta Grossa, somos parte desta história
Professora Luciane Aparecida Barreto, 4º ano B. Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia.
As turmas do quarto ano A e B, coordenadas pelas professoras Cristina Ferreira Bach e Luciane Aparecida Barreto, estão vivenciando no cotidiano escolar o aniversário do nosso município.
O trabalho com o bicentenário de Ponta Grossa justificou-se pela importância de levar os alunos a desenvolver o sentimento de pertencimento em relação ao nosso município e assim se tornarem sujeitos críticos capazes de contribuir para o seu crescimento.
Com este tema, objetivou-se despertar nos alunos a valorização e o amor pelo município onde vivem, desenvolver a consciência crítica, aprimorar a leitura, a escrita e a oralidade e enriquecer o processo ensino e aprendizagem.
A realização da sequência didática com o tema “aniversário de Ponta Grossa” começou com a exploração dos periódicos do Jornal da Manhã e as reportagens referentes aos acontecimentos sobre nosso município. Com estes destaques os alunos construíram um painel e puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade de Ponta Grossa na atualidade.
Na sequência, foi apresentado o histórico da fundação do município seguido de uma roda de conversa onde alunos e professora comentaram sobre o desenvolvimento do nosso município ao longo da história. Foi proposto aos alunos que retratassem esse crescimento em forma do gênero textual “Notícia”, trabalho este feito em equipes e exposto para apreciação de toda comunidade escolar.
No exemplar do “Jornal da Manhã” de 12 a 14 de agosto, foi destacada a poesia “Viver Poético” do escritor Rafael Sanson Pereira, o qual diz amar nossa cidade e que a vê plena de encantos e magia, esperando despertar esse olhar em seus leitores. Partindo dessa poesia e dos anseios do autor, os alunos também se tornaram escritores e retrataram nosso município em poesias de sua autoria as quais foram declamadas para as outras turmas da escola.
Os objetivos determinados foram alcançados, pois foi possível perceber pelas histórias produzidas, pelas poesias, pelos comentários e pela participação entusiasmada de cada um que entenderam a importância de comemorarmos com orgulho esses 200 anos do nosso município.
As turmas do quarto ano A e B, coordenadas pelas professoras Cristina Ferreira Bach e Luciane Aparecida Barreto, estão vivenciando no cotidiano escolar o aniversário do nosso município.
O trabalho com o bicentenário de Ponta Grossa justificou-se pela importância de levar os alunos a desenvolver o sentimento de pertencimento em relação ao nosso município e assim se tornarem sujeitos críticos capazes de contribuir para o seu crescimento.
Com este tema, objetivou-se despertar nos alunos a valorização e o amor pelo município onde vivem, desenvolver a consciência crítica, aprimorar a leitura, a escrita e a oralidade e enriquecer o processo ensino e aprendizagem.
A realização da sequência didática com o tema “aniversário de Ponta Grossa” começou com a exploração dos periódicos do Jornal da Manhã e as reportagens referentes aos acontecimentos sobre nosso município. Com estes destaques os alunos construíram um painel e puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade de Ponta Grossa na atualidade.
Na sequência, foi apresentado o histórico da fundação do município seguido de uma roda de conversa onde alunos e professora comentaram sobre o desenvolvimento do nosso município ao longo da história. Foi proposto aos alunos que retratassem esse crescimento em forma do gênero textual “Notícia”, trabalho este feito em equipes e exposto para apreciação de toda comunidade escolar.
No exemplar do “Jornal da Manhã” de 12 a 14 de agosto, foi destacada a poesia “Viver Poético” do escritor Rafael Sanson Pereira, o qual diz amar nossa cidade e que a vê plena de encantos e magia, esperando despertar esse olhar em seus leitores. Partindo dessa poesia e dos anseios do autor, os alunos também se tornaram escritores e retrataram nosso município em poesias de sua autoria as quais foram declamadas para as outras turmas da escola.
Os objetivos determinados foram alcançados, pois foi possível perceber pelas histórias produzidas, pelas poesias, pelos comentários e pela participação entusiasmada de cada um que entenderam a importância de comemorarmos com orgulho esses 200 anos do nosso município.
Comentários
Postar um comentário