Sustentabilidade: integrando inteligência Emocional e Protagonismo Estudantil

Professora Cristina Ferreira Bach, 5º ano A. Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia.

Os alunos dos quintos anos A e B da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia, coordenados pelas professoras Cristina Ferreira Bach e Luciane Aparecida Barreto, trabalharam com o tema sustentabilidade que foi abordado a partir da percepção dos alunos sobre as práticas ambientais observadas no cotidiano doméstico e escolar, após uma roda de conversa sobre o meio ambiente. Motivados por preocupações com o futuro, decidiu-se explorar o tema para ajudar os alunos a reconhecerem a conexão entre suas ações diárias e o equilíbrio entre o bem-estar da humanidade e a preservação do planeta. Assim, com diversificadas ações promotoras desta sensibilização, buscou-se desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais que contribuíssem para a formação integral e para o protagonismo estudantil. O trabalho iniciou com a observação da escola e seu entorno, registrada através de fotos e descrita em textos. Em seguida, os alunos analisaram criticamente suas próprias residências e ambientes ao redor. Após discussões sobre essas observações, foi passada videoaula sobre “Unidades de Conservação: proteção integral e uso sustentável”(Vamos Ler Geração Digital, disponível em: https://youtu.be/8siXMtQP-T8?si=ulU_MDLQH9mNOJmu.), seguida da exploração de textos no livro didático Projetos Integradores, englobando a abrangência ambiental, social e econômica da sustentabilidade. Atividades práticas como a confecção de jogos, cartazes e coletores para coleta seletiva na escola, pesquisa no Laboratório de Aprendizagem Criativa e suas diretrizes e entrevistas com responsáveis pela gestão de resíduos na escola, complementaram a abordagem. Os alunos organizaram uma palestra para sensibilizar a comunidade escolar sobre atitudes sustentáveis. O projeto continuará neste ano letivo, com os alunos engajados em promover a sensibilização socioambiental. O trabalho sobre "inteligência emocional e sustentabilidade" gerou atividades significativas para sensibilizar a comunidade escolar e enriquecer a aprendizagem. A prática proporcionou uma compreensão crítica dos ambientes vivenciados pelos alunos e contribuiu para a construção de um futuro mais sustentável.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ponta Grossa, somos parte desta história

Ponta Grossa, cidade de todos!

Visita ao Parque Vila Velha: conhecer para valorizar!