O jornal como instrumento formador do sujeito crítico
Professora Cristina Ferreira Bach, 4º ano A. Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia
Os alunos dos quartos anos A e B da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia, coordenados pelas professoras Cristina Ferreira Bach e Luciane Aparecida Barreto, trabalharam com a exploração dos exemplares do Jornal da Manhã.
A utilização do jornal como instrumento didático na escola justificou-se por ser um rico veículo de informação que ao nos comunicar acontecimentos mundiais, nacionais e regionais contribui para a formação do sujeito crítico e favorece o processo ensino e aprendizagem permitindo ao professor trabalhar os diferentes componentes curriculares partindo dos fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, esportivos entre outros abordados nas variadas seções do jornal.
Com jornal no cotidiano escolar, objetivou-se promover a valorização deste precioso meio informativo, auxiliar o processo de ensino e aprendizagem com o reconhecimento dos variados gêneros textuais abordados nos jornais impressos, desenvolver a capacidade de leitura, oralidade, escrita e análise crítica dos estudantes e estimular o amor pelo nosso município visto que este ano comemoramos seus 200 anos.
A realização do trabalho com jornal iniciou com a exploração livre de variados exemplares do Jornal da Manhã pelas crianças. Na sequência, houve a explicação das partes que compõem a estrutura do jornal, a pesquisa em equipes dos diferentes gêneros textuais; o estudo das características destes gêneros, a explanação de notícias selecionadas por eles, propôs-se uma roda de conversa sobre as reportagens apresentadas, destacou-se o projeto “Vamos Ler Geração Digital” e a sua importância para município. Também, buscou-se explorar diferentes abordagens sobre o nosso município relacionando-as com outros materiais que explanam sobre a Princesa dos Campos e houve a elaboração do “Jornal Armida” e a divulgação das reportagens aos colegas.
Todo material feito pelos alunos foi exposto na escola para apreciação de toda comunidade escolar. Os objetivos propostos foram atingidos, pois por meio das rodas de conversa, foi possível ver a construção do sujeito crítico pelo reconhecimento de todos quanto a importância do jornal para os mais variados campos sociais e, também pelo grande envolvimento dos estudantes com todas as atividades.
O trabalho com este veículo de informação terá continuidade no decorrer deste ano letivo, pois acompanharemos as reportagens relacionadas aos 200 anos de nosso município.
Os alunos dos quartos anos A e B da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia, coordenados pelas professoras Cristina Ferreira Bach e Luciane Aparecida Barreto, trabalharam com a exploração dos exemplares do Jornal da Manhã.
A utilização do jornal como instrumento didático na escola justificou-se por ser um rico veículo de informação que ao nos comunicar acontecimentos mundiais, nacionais e regionais contribui para a formação do sujeito crítico e favorece o processo ensino e aprendizagem permitindo ao professor trabalhar os diferentes componentes curriculares partindo dos fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, esportivos entre outros abordados nas variadas seções do jornal.
Com jornal no cotidiano escolar, objetivou-se promover a valorização deste precioso meio informativo, auxiliar o processo de ensino e aprendizagem com o reconhecimento dos variados gêneros textuais abordados nos jornais impressos, desenvolver a capacidade de leitura, oralidade, escrita e análise crítica dos estudantes e estimular o amor pelo nosso município visto que este ano comemoramos seus 200 anos.
A realização do trabalho com jornal iniciou com a exploração livre de variados exemplares do Jornal da Manhã pelas crianças. Na sequência, houve a explicação das partes que compõem a estrutura do jornal, a pesquisa em equipes dos diferentes gêneros textuais; o estudo das características destes gêneros, a explanação de notícias selecionadas por eles, propôs-se uma roda de conversa sobre as reportagens apresentadas, destacou-se o projeto “Vamos Ler Geração Digital” e a sua importância para município. Também, buscou-se explorar diferentes abordagens sobre o nosso município relacionando-as com outros materiais que explanam sobre a Princesa dos Campos e houve a elaboração do “Jornal Armida” e a divulgação das reportagens aos colegas.
Todo material feito pelos alunos foi exposto na escola para apreciação de toda comunidade escolar. Os objetivos propostos foram atingidos, pois por meio das rodas de conversa, foi possível ver a construção do sujeito crítico pelo reconhecimento de todos quanto a importância do jornal para os mais variados campos sociais e, também pelo grande envolvimento dos estudantes com todas as atividades.
O trabalho com este veículo de informação terá continuidade no decorrer deste ano letivo, pois acompanharemos as reportagens relacionadas aos 200 anos de nosso município.
Comentários
Postar um comentário