Ponta Grossa, cidade de todos!

Professora Gislaine Daiane Vidal Carvalho, 4º ano A. Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia

A turma do 4º ano A, que tem como regente a professora Cristina Ferreira Bach e como auxiliar de inclusão a estagiária Gislaine Daiane Vidal Carvalho, desenvolveu um intenso trabalho sobre o bicentenário do município de Ponta Grossa envolvendo os alunos neste momento tão importante da história da nossa cidade. Foi dada uma atenção especial a um aluno com necessidades especiais que faz parte desta turma. Buscando despertar nesta criança o sentimento de pertencimento ao nosso município e envolvê-lo no clima de comemorações dos 200 anos, atividades específicas foram planejadas para ele. A professora de inclusão Gislaine conduziu o aluno em várias atividades relacionadas ao tema, entre elas houve o reconhecimento de lugares históricos da cidade. O trabalho teve início com um vídeo que mostrou alguns destes pontos. Na sequência, destacou-se a presença da Maria Fumaça em frente à Estação Paraná no Parque Ambiental da cidade. Montar a Maria Fumaça foi à primeira proposta feita ao aluno, pois observou-se uma grande atenção dele enquanto assistia o vídeo. Houve a leitura feita pela professora de uma história infantil que apresentava um trem mostrando para ele outra representação deste transporte. A professora auxiliou a confecção do trem com a utilização de materiais variados buscando de forma prazerosa desenvolver a coordenação, a percepção e a alfabetização matemática. Na sequência, foi proposto ao aluno escolher três pontos para colocar nos vagões da Maria Fumaça e juntos destacaram “a Taça de Vila Velha, a Catedral de Sant’Ana e o Lago de Olarias”. Todo o trabalho foi feito com muito cuidado para que o aluno de forma descontraída aprimorasse a aprendizagem em cada momento. Ao término dos trabalhos de coordenação, usou-se o alfabeto móvel para registrar o nome dos pontos históricos, desenvolvendo assim, a leitura e a escrita. Nestes momentos, o aluno envolveu-se com as atividades e demonstrou alegria ao compartilhar com os colegas as suas produções. A exploração do tema teve maior significado ao aluno quando visitou com a turma a Maria Fumaça no Parque Ambiental da cidade durante a Feira do Livro. Este passeio facilitou o entendimento do aluno quanto à relação entre o trabalho na escola e a realidade. Sabemos da necessidade constante de estimulá-los na trajetória da aprendizagem bem como da importância da afetividade, sendo assim, todo este trabalho foi muito relevante para sua autoestima e para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.













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