Água, um bem precioso!

Professora Cristina Ferreira Bach, 5º ano A. Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia.


Os alunos dos quintos anos A e B da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia, coordenados pelas professoras Cristina Ferreira Bach e Luciane Aparecida Barreto, trabalharam com o tema “Água, sua importância e disponibilidade”. A exploração do assunto justificou-se pela importância deste recurso natural para a existência da vida em nosso planeta. Sendo assim, é essencial despertar no ser humano o sentimento de pertencimento a nossa casa maior, o “planeta Terra” e propor práticas que levem os alunos a, desde a infância, entenderem a relação água/vida desenvolvendo a conscientização ambiental. O trabalho iniciou com a escuta da música “Asa Branca” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira - 1947), seguida da roda de conversa e análise da letra da canção. Na sequência, houve uma exploração cartográfica do sertão nordestino e suas características comparando-as com a região sul, onde vivemos. Houve a apresentação da música com instrumentos musicais por dois alunos da turma. No livro didático de Ciências da Natureza, o conteúdo “água” foi explorado em diferentes segmentos levando os alunos a perceberem este recurso como fundamental e a compreenderem as atitudes corretas em relação a preservação deste bem tão precioso. Continuando o trabalho, os alunos pesquisaram nos exemplares do Jornal da Manhâ reportagens variadas que abordassem a “água”. Posteriormente, em equipes, leram, apresentaram as reportagens aos colegas, tiraram dúvidas e confeccionaram painel. O combate ao mosquito Aedes aegypti fez parte das reportagens dos jornais pesquisados, dos estudos e da roda de conversa em sala de aula, seguida de confecção de panfleto e da proposta de ações aos alunos para concretizarem em casa em busca da eliminação da dengue. Em grupos, após entender a água no viés no saneamento básico no livro didático de Ciências da Natureza, houve a compreensão do talão de água como instrumento onde ocorre o registro do consumo. Neste material, foram levantados vários dados matemáticos destacando também, a questão do consumo consciente. Após todo o embasamento sobre o tema, os alunos se reuniram em equipes para produzir poesia seguida de apresentação para os colegas. Na sequência, foi produzido coletivamente um relatório apresentando todas as atividades realizadas sobre a “água”. Todo material feito pelos alunos foi exposto na escola para apreciação de toda comunidade escolar. Os objetivos propostos foram atingidos, pois por meio das rodas de conversa, foi possível ver a construção do sujeito crítico pelo reconhecimento de todos quanto a importância do jornal para os mais variados campos sociais e, também pelo grande envolvimento dos estudantes com todas as atividades. O trabalho com este tema terá continuidade no decorrer deste ano letivo, pois as turmas estão desenvolvendo um projeto de sustentabilidade.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ponta Grossa, somos parte desta história

Ponta Grossa, cidade de todos!

Visita ao Parque Vila Velha: conhecer para valorizar!