Água, um bem precioso!

Professora Cristina Ferreira Bach, 5º ano A. Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia.


Os alunos dos quintos anos A e B da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia, coordenados pelas professoras Cristina Ferreira Bach e Luciane Aparecida Barreto, trabalharam com o tema “Água, sua importância e disponibilidade”. A exploração do assunto justificou-se pela importância deste recurso natural para a existência da vida em nosso planeta. Sendo assim, é essencial despertar no ser humano o sentimento de pertencimento a nossa casa maior, o “planeta Terra” e propor práticas que levem os alunos a, desde a infância, entenderem a relação água/vida desenvolvendo a conscientização ambiental. O trabalho iniciou com a escuta da música “Asa Branca” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira - 1947), seguida da roda de conversa e análise da letra da canção. Na sequência, houve uma exploração cartográfica do sertão nordestino e suas características comparando-as com a região sul, onde vivemos. Houve a apresentação da música com instrumentos musicais por dois alunos da turma. No livro didático de Ciências da Natureza, o conteúdo “água” foi explorado em diferentes segmentos levando os alunos a perceberem este recurso como fundamental e a compreenderem as atitudes corretas em relação a preservação deste bem tão precioso. Continuando o trabalho, os alunos pesquisaram nos exemplares do Jornal da Manhâ reportagens variadas que abordassem a “água”. Posteriormente, em equipes, leram, apresentaram as reportagens aos colegas, tiraram dúvidas e confeccionaram painel. O combate ao mosquito Aedes aegypti fez parte das reportagens dos jornais pesquisados, dos estudos e da roda de conversa em sala de aula, seguida de confecção de panfleto e da proposta de ações aos alunos para concretizarem em casa em busca da eliminação da dengue. Em grupos, após entender a água no viés no saneamento básico no livro didático de Ciências da Natureza, houve a compreensão do talão de água como instrumento onde ocorre o registro do consumo. Neste material, foram levantados vários dados matemáticos destacando também, a questão do consumo consciente. Após todo o embasamento sobre o tema, os alunos se reuniram em equipes para produzir poesia seguida de apresentação para os colegas. Na sequência, foi produzido coletivamente um relatório apresentando todas as atividades realizadas sobre a “água”. Todo material feito pelos alunos foi exposto na escola para apreciação de toda comunidade escolar. Os objetivos propostos foram atingidos, pois por meio das rodas de conversa, foi possível ver a construção do sujeito crítico pelo reconhecimento de todos quanto a importância do jornal para os mais variados campos sociais e, também pelo grande envolvimento dos estudantes com todas as atividades. O trabalho com este tema terá continuidade no decorrer deste ano letivo, pois as turmas estão desenvolvendo um projeto de sustentabilidade.












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