Dia Mundial da Água – 22 de Março “Cuidar da água é cuidar da vida”
Professora Luciane Denise Gualdezi da Silva, 4º ano A. Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia.
O trabalho com a temática da água nunca foi tão urgente nas escolas, especialmente diante da crise hídrica que nossa cidade enfrentou nas últimas semanas. A professora Luciane Gualdezi, do 4 ano A, deu início às atividades com uma roda de conversa sobre o tema, criando um espaço de reflexão. Em seguida, com o apoio da nossa biblioteca, buscamos livros sobre a água e realizamos uma contação de histórias repleta de reflexões significativas.
Aproveitando o espaço do LAC, juntamente com a professora Vanessa Baldykoski, os alunos foram desafiados a pesquisar reportagens sobre a crise hídrica e a escassez de água em Ponta Grossa. De volta à sala de aula, exploramos textos informativos e, juntos, criamos o “Jornal da Água”. Nessa produção, as crianças se tornaram protagonistas e críticos do tema, expressando no papel tudo o que refletiram e aprenderam sobre a preservação da água no nosso Planeta.
Nos “jornais”, os alunos escreveram textos reflexivos, compartilharam mensagens e deram dicas valiosas para a comunidade sobre como economizar água. Para finalizar, convidamos os alunos das outras turmas a visitar nosso mural, onde os jornais foram expostos, para que as informações pudessem ser disseminadas e levadas adiante.
Esse trabalho não só envolveu as crianças, mas também as motivou a se tornar agentes de mudança, conscientizando-se sobre a importância de preservar um recurso tão vital.
O trabalho com a temática da água nunca foi tão urgente nas escolas, especialmente diante da crise hídrica que nossa cidade enfrentou nas últimas semanas. A professora Luciane Gualdezi, do 4 ano A, deu início às atividades com uma roda de conversa sobre o tema, criando um espaço de reflexão. Em seguida, com o apoio da nossa biblioteca, buscamos livros sobre a água e realizamos uma contação de histórias repleta de reflexões significativas.
Aproveitando o espaço do LAC, juntamente com a professora Vanessa Baldykoski, os alunos foram desafiados a pesquisar reportagens sobre a crise hídrica e a escassez de água em Ponta Grossa. De volta à sala de aula, exploramos textos informativos e, juntos, criamos o “Jornal da Água”. Nessa produção, as crianças se tornaram protagonistas e críticos do tema, expressando no papel tudo o que refletiram e aprenderam sobre a preservação da água no nosso Planeta.
Nos “jornais”, os alunos escreveram textos reflexivos, compartilharam mensagens e deram dicas valiosas para a comunidade sobre como economizar água. Para finalizar, convidamos os alunos das outras turmas a visitar nosso mural, onde os jornais foram expostos, para que as informações pudessem ser disseminadas e levadas adiante.
Esse trabalho não só envolveu as crianças, mas também as motivou a se tornar agentes de mudança, conscientizando-se sobre a importância de preservar um recurso tão vital.
Comentários
Postar um comentário