Aprendendo geometria com “mãos na massa”
Professora Luciane Denise Gualdezi da Silva, 4º ano A. Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia.
Vamos compartilhar uma experiência significativa desenvolvida em sala de aula no componente de Matemática, com foco em Geometria: figuras geométricas espaciais, como prismas e pirâmides, nas últimas semanas, com os alunos do 4º ano A, sob a orientação da professora Luciane Gualdezi.
Iniciamos nossa jornada apresentando aos alunos os sólidos geométricos de forma concreta. Levei para a sala de aula diversos modelos físicos, possibilitando que as crianças os manipulassem, observando suas formas, tamanhos e estruturas. Essa vivência inicial foi essencial para que reconhecessem as figuras tridimensionais e começassem a identificar suas características de maneira prática.
Após esse primeiro contato, partimos para atividades no livro didático, aprofundando os conhecimentos com representações gráficas e planificações. Os alunos foram estimulados a refletir sobre as características dos prismas e das pirâmides, como número de faces, arestas e vértices.
Em seguida, com o apoio da professora Vanessa Baldykoski, do LAC, enriquecemos ainda mais o aprendizado. Assistimos a vídeos instrutivos que ajudaram na visualização das figuras em diferentes ângulos e contextos. Finalizamos com a atividade “mão na massa”: os alunos montaram seus próprios sólidos geométricos com papel, colas e tesouras, registrando as informações de cada figura.
De forma divertida, colaborativa e concreta, os estudantes compreenderam e vivenciaram o conteúdo, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Vamos compartilhar uma experiência significativa desenvolvida em sala de aula no componente de Matemática, com foco em Geometria: figuras geométricas espaciais, como prismas e pirâmides, nas últimas semanas, com os alunos do 4º ano A, sob a orientação da professora Luciane Gualdezi.
Iniciamos nossa jornada apresentando aos alunos os sólidos geométricos de forma concreta. Levei para a sala de aula diversos modelos físicos, possibilitando que as crianças os manipulassem, observando suas formas, tamanhos e estruturas. Essa vivência inicial foi essencial para que reconhecessem as figuras tridimensionais e começassem a identificar suas características de maneira prática.
Após esse primeiro contato, partimos para atividades no livro didático, aprofundando os conhecimentos com representações gráficas e planificações. Os alunos foram estimulados a refletir sobre as características dos prismas e das pirâmides, como número de faces, arestas e vértices.
Em seguida, com o apoio da professora Vanessa Baldykoski, do LAC, enriquecemos ainda mais o aprendizado. Assistimos a vídeos instrutivos que ajudaram na visualização das figuras em diferentes ângulos e contextos. Finalizamos com a atividade “mão na massa”: os alunos montaram seus próprios sólidos geométricos com papel, colas e tesouras, registrando as informações de cada figura.
De forma divertida, colaborativa e concreta, os estudantes compreenderam e vivenciaram o conteúdo, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa.
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